quinta-feira, 29 de março de 2012

Truques e dicas: cartões pré-pagos I

Cartões pré-pagos I - mesada do seu filho

Ainda não dá uma mesada ou semanada ao seu filho? Talvez seja altura de pensar nisso. Por exemplo o livro “Tempos Complicados, Soluções Simples”, de Bárbara Barroso indica que “a melhor forma de ensinar as crianças a relacionarem-se com o dinheiro é através de uma semanada ou mesada”.

Para quem já atribui mesada/semanada aos filhos, já pensaram se, em vez de dar dinheiro em notas ou moedas, lhe dessem um cartão de débito que evitaria o perigo de roubos e faria a gestão inteligente do saldo que lhe atribui regularmente todos os meses?

Segundo o Banco de Portugal um cartão pré-pago “é um cartão que tem associado um montante pré-pago ou um saldo disponível no próprio cartão, normalmente limitado a determinado valor. Quando é utilizado origina reduções no valor pré-pago ou no saldo disponível.”

O seu filho deixa de andar com notas e moedas no bolso e passará a andar com um cartão com um saldo mensal que você estipulou e que tem protecções como limites diários à utilização e que é facilmente controlado por si através dos serviços de banco online ou na rede multibanco.

Possibilidades dos cartões pré-pagos:
  • Os pais e encarregados de educação podem consultar a qualquer momento o saldo e os movimentos através dos serviços de banca online.
  • Os cartões são facilmente recarregáveis através de pequenas quantias que ficam logo disponíveis (por exemplo 5€) através de sistemas de banca online, telefone ou nas caixas multibanco.
  • Podem fazer-se carregamentos automáticos programados.
  • O cartão dá mais segurança às finanças do seu filho já que existe de um limite máximo de utilização diária que protege o dinheiro contra um roubo ou uma perda.
  • O seu filho pode ter acesso a uma rede de parcerias e serviços associados que podem gerar descontos nas compras.
Algumas sugestões de cartões pré-pagos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

contribua com o seu comentário...